O Tempo



Hoje ao despertar, senti que entrava nos primeiros dias de Outono. Eu sei! Ainda é Verão, estamos em pleno mês de Agosto, muitos de nós ainda sonhamos com as merecidas férias, outros ainda, já estão com saudades das mesma,  mas foi assim que me senti e sinto, desde que coloquei o pezinho fora da camita às seis e trinta da manhã.  O dia amanheceu bonito é uma verdade, o céu está num azul delicioso, mas o ar fresco que se faz sentir ainda a esta hora da manhã, fez-me lembrar os primeiros dias de aulas e, foi com essa energia da manhã, que ao pegar nos meus trabalhos de Feng Shui, recordei os ensinamentos recebidos sobre o tempo  e por isso, decidi vir a este meu/vosso cantinho mágico partilhar…

À medida que a energia do planeta passa por todos estes ciclos de mudança, há momentos em que nos parece mais fácil ter sucesso em determinadas tarefas. As maiores influências que recebemos provêm da energia do Sol e da Lua. Usando esta mesma energia, quer a nível pessoal quer ambiental, se tivermos maior percepção de como elas nos influenciam,  poderemos tirar o máximo partido das mesmas, e acredito eu, beneficiar com essa mesma energia. 


As estações do ano

Num clima temperado, passamos por aquilo a que chamamos as quatro estações do ano, marcadas pelos equinócios (quando o Sol está sobre o Equador, e o dia e a noite têm a mesma duração) e pelos solstícios  (quando o Sol atinge o seu ponto mais alto ou mais baixo no céu ao meio-dia, resultando assim nos dias mais longos e mais curtos). Cada estação, tem uma atmosfera ambiental diferente, e nós já as sentimos muitas vezes conscientemente ou não.
Em cada estação do ano, podemos tocar na energia natural à nossa volta e usa-la para nos ajudar a ter mais êxito nos nossos  projectos, por isso, sugiro que comecemos a usar mais a nossa sensibilidade e a percepcionar as energia que as estações do ano nos oferecem , até porque nós somos energia, certo? Logo, está nas nossas mãos atrair a energia que é mais benéfica para o nosso bem-estar. :)

Pois bem! E porque continuo com a sensação que entrei no Outono, vou partilhar aqui no Cantinho Mágico, sobre esta energia , mas como sei que estamos no Verão, também vou falar desta estação, depois aos poucos, vou deixando mais  sobre  as outras estações do ano,  do ciclo lunar, dos equinócios e solstícios.



Outono

Nesta estação, a natureza começa a acalmar, e assim, passamos para a época das colheitas. Em vez de ser uma época de crescimento, é nesta  altura que os frutos estão amadurecer. Também é a época em que passamos para a fase em que tiramos o máximo partido daquilo que temos , nos concentramos em obter  qualidade de vida, projectamos e concluímos novos projectos, e, se fizermos uma pequena viagem mental aos anos anteriores, vamos perceber que é nesta época,  que  encontramos maior contentamento e satisfação no nosso trabalho:)  Esta energia que o Outono nos oferece, é uma energia de regresso a casa, assim como, a altura em que tudo parece ser mais fácil, desde poupar, aumentar a nossa riqueza num todo, novas perspectivas de trabalho, de cursos, enfim! Parece que tudo começa a ganhar forma e lugar na nossa cabeça:) por isso, vamos aproveitar que ainda estamos no Verão, para também nos prepararmos para a nova energia que está preste a chegar. :)




  
Verão

Todos sentimos esta fase colorida, quente e ardente que o Verão nos oferece. A natureza floresce por todo o lado, tudo está mais alegre, bonito e à vista. É uma estação muito estimulante para os nossos sentidos, isto em termos de sons, aromas, sabores, imagens e tacto. Mas não só! Com o Verão, nós ficamos mais abertos a natureza, nós aproveitamos para receber a energia quente do sol, quando nos deitamos no cadeirão bem descontraídas,  da água, quando nos banhamos no mar ou no rio, quando nos recolhemos em zonas verdes e procuramos a protecção das árvores… enfim! É ou não é, a época do ano em que nos conseguimos ligar mais sensualmente à natureza? Pois é! Dizem que é uma estação de auto-expressão, por ser extrovertida e sociável, e eu confesso que concordo com esta teoria:) até porque, é uma altura em que somos mais expressivos e logo notados, que fazemos  mais facilmente amigos, porque quer queiramos ou não, esta é uma energia de superfície, e com ela somos notados, melhoramos a nossa reputação, e até vivenciamos novas experiências.




Inverno

Com o inverno chega o momento de regeneração, é quando o solo se prepara para uma nova época de crescimento. É um momento em que tudo está silencioso à superfície e os animais hibernam. Nós, seres ditos humanos, podemos pensar nele como um período de cura e de auto-desenvolvimento, em que nos preparamos para uma nova fase das nossas vidas. É uma época ideal para fazer introspecção e ver o que podemos fazer/mudar para ter mais êxito no ano seguinte. É uma estação associada ao sexo, à concepção, objectividade e espiritualidade.




Primavera

Na Primavera, estamos rodeados por plantas a crescer activamente, pelo nascimento de seres vivos e pela chegada do tempo mais quente. No Feng Shui estes aspectos costumam ser vistos como o começo do ciclo e o inicio de um novo ano. Sugiro que aproveitemos esta energia jovem e primaveril para  iniciar e desenvolver novos projectos. É nesta época que devemos nos  concentrar em construir a nossa carreira, assumir novas actividades e criar uma vaga de movimento que nos levará mais para a frente, para novos desafios.  Eu gosto muito desta estação:)


Mas não esqueçam!  O Outono é a próxima estação, e com ela novas energias, novas oportunidades e devemos estar conscientes das influências energéticas que todas elas nos proporcionam.


Depois continuo a postar sobre estes temas. Entretanto, aproveitem bem esta energia do Verão, que eu, pelos vistos, vou perceber porque me “cheira” a Outono :)



Um super sorriso para ti:) 

Sem comentários: