Amor...Transparencia... Não Amor....



A mensagem deste vídeo e um artigo que estava a ler, deixou-me a pensar...
 
Durante muitos anos, pensei que ser transparente era simplesmente ser sincera, não enganar os outros, ser correcta, ter princípios… Mas ser transparente é muito mais do que isso! Ser transparente é ter coragem de me expor, ser frágil, chorar, expressar o que sinto, e saber dizer NÃO... Ser transparente, é deixar a minha alma a nu, é deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir barreira... Ser transparente, é permitir-me a ser doce, é permitir-me SER…

A nossa meta deveria ser simplesmente Viver, Sentir e Amar.

É difícil? Sim! Inicialmente é difícil. Mas depois, a sensação que começamos a sentir é tão boa, tão gratificante, que queremos mais e mais e mais… Quando os velhos hábitos começam a deixar de estar enraizados, passamos a ter necessidade de Ser, começamos a querer Sentir, e isso é Viver.
Por experiência, percebi que ser transparente demais também pode trazer alguns riscos, se bem que, são riscos que nos vão beneficiar… Quando  deixamos as máscaras cair, quando deixamos os outros verem-nos como somos de verdade, quando cortamos com os velhos hábito, enfrentamos os nossos medos, muita coisa muda… É verdade que muitas relações terminam, amizades que se perdem, algumas inseguranças chegam… Mas já pensaram que se isto  acontece é porque também estamos a conhecer o nosso outro lado? É porque estamos a vivênciar a tão falada LIBERDADE? Por acaso já se questionaram de quanto pagamos neste momento pela nossa liberdade? Um preço muito alto! Privamo-nos de Sentir, de Ser, só para Ter!!! Mas se olharmos para traz, se colocarmos na balança tudo o que deixamos de SER para TER, vamos perceber que o balanço é negativo… Nós não somos porque temos, mas sim nós temos por aquilo que somos, logo, tudo muda de perspectiva… Vale a pena pensar, não?    

O artigo que estava a ler, fala em amor incondicional, compaixão, gratidão, perdão, de amizades e paixões... Mas porque não falarmos do que Não é  Amor? 

Se nós precisamos de alguém para sermos felizes, isso será amor? Não será só carência? Se sentimos ciúme, insegurança e mesmo assim, fazemos de tudo para manter esse alguém ao nosso lado, mesmo sabendo e sentindo que não somos amados, isso é  Amor? Não será mais falta de amor próprio? Se acreditamos que a nossa vida fica vazia sem essa pessoa, que não conseguimos ficar sozinhos, e isso leva-nos a manter um relacionamento que já terminou só porque temos medo, isso é Amor? Não é dependência? Se continuamos a pensar que quem amamos nos pertence, se nos sentimos como donos e senhores das suas vidas, se não os respeitamos nem lhes dá-mos o direito de se expressarem, de terem escolhas, isso é amor? Não será egoísmo? Se deixamos de sentir desejo, não nos realizamos sexualmente com essa pessoa, mas sentimos bem estar ao lado dela, Ainda há amor? Não será mais amizade? Se passamos a discutir por qualquer motivo, morremos de ciúmes um do outro,  há zangas por qualquer coisa, nem sempre fazemos os mesmos planos, discordamos em diversas situações, não gostamos de fazer as mesmas coisas, ou ir aos mesmos lugares, mas sexualmente combinamos perfeitamente, Será amor? Não será só desejo? Se o nosso coração palpita mais forte, o suor torna-se intenso, a temperatura sobe e desce vertiginosamente, só apenas em pensar na outra pessoa, isso será amor? Não será só paixão?

Tantas vezes confundimos as emoções, por medo, conforto, por ignorância até. Mas mesmo que as emoções ou situações muitas vezes sejam confundidas, agora podemos avalia-las e senti-las… Devemos sentir a  "PRESENÇA" e a "AUSÊNCIA" na nossa vida destas emoções.... Perante o resultado, vamos perceber de certeza, se algumas das situações referidas são temporárias ou caracterizam definitivamente o nosso tipo de relacionamento. Porque a "convivência" leva-nos muitas vezes a confundir estas emoções, e o medo, a viver eternamente agarrado a elas...

Quando amamos, doamo-nos incondicionalmente, e é nessa doação que o tempo faz a alquimia e transforma o AMOR em ETERNIDADE.

Não esqueçam!

"Amor, não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas. Encaremos a outra pessoa de uma forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também dos seus defeitos.
O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforma no melhor que podemos ser."

Beijinho da Maria ♥♥♥


Sem comentários: